sábado, 9 de fevereiro de 2013

Asteroide passará muito perto da Terra


Asteroide passará muito perto da Terra, segundo NASA

Cientistas afirmam que não existe possibilidade do corpo celeste atingir o planeta

Vanessa Daraya, de
NASA/JPL-Caltech
Imagem de um asteróide se aproximando do Planeta Terra: segundo a NASA, o impacto seria capaz de destruir uma grande cidade como Londres
Imagem de um asteróide se aproximando do Planeta Terra: segundo a NASA, o impacto seria capaz de destruir uma grande cidade como Londres

São Paulo – A Nasa anunciou que um asteroide passará muito próximo da Terra no dia 15 de fevereiro. No entanto, não existe possibilidade do corpo celeste atingir o planeta.

O asteroide, batizado de 2012 DA14, tem 45 metros de largura e vai passar a uma distância de 27,7 mil quilômetros da Terra. Essa distância é menor do que a mantida por satélites de comunicação na órbita terrestre.

Se o 2012 DA14 estivesse em rota de colisão com a Terra, ele produziria um impacto equivalente a 2.5 megatons de TNT, ou seja, o mesmo efeito de uma bomba atômica. Por isso, os cientistas acreditam que o impacto seria capaz de destruir uma grande cidade como Londres.

Apesar dos possíveis efeitos e da proximidade, os cientistas explicam que não há motivos para ter medo. Isso porque os cálculos sobre o trajeto do asteroide foram feitos pela Nasa com precisão. Os pesquisadores afirmam que não existe nenhuma chance de o asteroide colidir com a Terra. O máximo que pode acontecer é uma impacto da rocha com algum satélite ou veículo espacial.

Como a próxima passagem de um asteroide perto da Terra só deve acontecer em 2046, a passagem de 2012 DA14 é considerada uma boa oportunidade para os estudos científicos. Para a Nasa, essa é uma oportunidade única para os pesquisadores analisarem o corpo celeste bem de perto. Será possível ver asteroide através de binóculos e pequenos telescópios principalmente na Ásia, Austrália e Europa Oriental.

Mas vale destacar que o asteroide tem uma órbita. Ela faz com que o asteroide se aproxime da Terra a cada seis meses. Portanto, ele pode não colidir com a Terra agora. Mas nada descarta a possibilidade de uma possível colisão no futuro.

disponível em: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/asteroide-passara-muito-perto-da-terra-segundo-nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário