sábado, 22 de dezembro de 2012

QUEIMADAS EM CONDE-BAHIA


Queimadas em Conde-BA
Por Wellington Souza


FOTO 1

A primavera vai embora... Chega o verão e com ele alegria, calor, praia, festas, férias e... QUEIMADAS. Porque o homem, ser pensante, inteligente, capaz, resolve queimar a natureza, poluir o ar, estragar o meio ambiente, essenciais para a manutenção da sua vida e de toda a vida do planeta? Qual o prazer de ver poluída uma dádiva dada por Deus? Não entendo, não sei responder... Estou escrevendo este texto para expressar minha indignação.  


Barra do Itariri em Conde-BA - Foto: Cassio Goes 

Conde, cidade turística localizada no Litoral Norte da Bahia, possui uma área de 956 km², detentora de belas praias, rios, lagoas, cachoeiras, manguezais sofre com as queimadas realizadas por pequenos e grandes fazendeiros, que realizam grandes queimadas em seus terrenos, produzindo poluição, enfraquecimento do solo, sujeira entre outros malefícios ao meio ambiente. Conde está inserido na Área de Proteção Ambiental-APA do Litoral Norte, com um patrimônio natural fantástico que deve ser respeitado, preservado e utilizado com sustentabilidade.



FOTO 2

Além dos fazendeiros, muitos moradores realizam o mesmo ato, queimando lixo doméstico, material orgânico (capim, palhas de coqueiro, cascas de coco, restos de frutas, etc.) fruto de limpeza/capinagem de quintais ou de pequenos terrenos. O vento forte contribui para espalhar sujeiras, restos de queimadas, manchando móveis, roupas e deixando mau cheiro nas roupas do varal.  Todo dia tem um foco de incêndio...

Importante ressaltar que Queimada Agrícola trata-se de um fogo controlado, que ocorre numa hora e num local definido por um agricultor com um objetivo inserido num sistema de produção (controle de pragas, renovação de pastagens, preparo da área para plantio ou colheita etc.). Quando uma queimada agrícola é realizada em condições inadequadas ou de forma inesperada, ela pode dar origem a um incêndio na área rural. Aqui em Conde há um grande descontrole, pois se queima sem obediência as regras. Está na Constituição: todo ato que prejudica a saúde pública e o meio ambiente é criminoso. Logo, queimada é crime!

Não se sabe o porquê, mas o Poder Público Municipal, autoridades ambientais, IBAMA, nada fazem para impedir tamanha agressão à natureza, pois ano após ano as queimadas em Conde continuam, contribuindo para a redução de espécies e para o efeito estufa/aquecimento do planeta.

Basta!

Wellington Souza
Conde, BA, 22 de dezembro de 2012
¹ Fotos: Hélio Rocha 
²foto: Wellington Souza