domingo, 30 de setembro de 2012

CHARGES SOBRE O FIM DO MUNDO EM 2012











Fontes:

População Mundial



É já somos 7 bilhões de habitantes no planeta terra!! Marca atingida em outubro passado. 7 bilhões de inquilinos, grande parte deles, péssimos inquilinos. O mundo pode produzir energia, água potável e alimentos suficientes para uma população de 7, 8 ou 10 bilhões de pessoas, de forma sustentável e equilibrada, desde que a natureza seja respeitada, os recursos precisam ser melhor distribuídos, as tecnologias corretas precisam ser utilizadas e  o bem-estar das pessoas priorizado. Podemos viver todos juntos em um planeta saudável se tomarmos as decisões corretas.Temos vivido de graça neste planeta e não temos pagado o aluguel e não temos conservado o imóvel. Temos que fazer a nossa parte!

 Depois de crescer muito lentamente pela maior parte da história humana, o número de pessoas na Terra mais do que duplicou nos últimos 50 anos. Onde você se encaixa nessa história da vida humana? Preencha sua data de nascimento no aplicativo super maneiro disponível no site da BBC .


Algumas curiosidades sobre essa marca:

  • Pelo ritmo atual de crescimento, 78 milhões de pessoas são somadas à população a cada ano, o que equivale a população do Canadá, Austrália, Grécia e Portugal combinadas, ou 4 vezes a população de Minas Gerais (19,5 milhões). São quase 214 mil pessoas a mais por dia.
  • Nunca na história houve tantos jovens no mundo como hoje: pessoas com menos de 25 anos representam 43% da população mundial. Atualmente, no caso do Brasil, são 42% da população.Mas, ao mesmo tempo, existem 24.236 brasileiros com cem anos de idade ou mais.
  • Mais de 12,4 milhões de toneladas de alimentos estão disponíveis diariamente para consumo, ou seja, mais de 1,7kg de alimentos para cada um dos 7 bilhões de habitantes.
  • Se os 7 bilhões bebessem 2 litros de água por dia, seriam consumidos 14 milhões de m³. É a quantidade de água que cai, em média, a cada 2 horas de 35 minutos somente nas Cataratas de Iguaçu 1.500m³ por segundo).
  • Precisaríamos de 221 anos e 10 meses se quiséssemos contar todos os 7 bilhões de habitantes, um a um, levando um segundo por pessoa.
  • A população brasileira alcançou a maraca de 190.755.799 em 2010. Há 95.9 homens para cada 100 mulheres, ou seja, existem 3,9 milhões de mulheres a mais do que homens.
  • A expectativa média de vida em todo o mundo aumentou 20 anos. Subindo de 48 anos em 1950 para 69 anos hoje. No Brasil, a expectativa de vida ao nascer em 2010 era de 68 anos para homens e 76 anos para mulheres.
  • Essa parece mentira, mas não é: se toda a população mundial fosse reunida  no mesmo lugar, com 4 pessoas em cada m², o espaço ocupado seria de apenas 1.750 km², uma área do tamanho do pequenino município de Pedro do Rosário, no Maranhão.
Fonte: UFPA - Fundo de População das Nações Unidas



Ver vídeos no youtube sobre a População Mundial. 

 - dahttp://youtu.be/YNFj9L6pcTY

http://youtu.be/AxHeFxmuSTY

http://youtu.be/cZlhG4f65JE

http://youtu.be/Mn9mupt040w



Fotos de Villa do Conde, Conde-BA, em 30/09/2012








Fotos de Villa do Conde, Conde-BA.  
Fotógrafo: Wellington Souza.  E-mail: lettinho@gmail.com