segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

APRESENTAÇÃO


Oi



Sou Wellington Souza. Criei este blog para conversar sobre geografia, Meio ambiente, Gente, Natureza, Sociedade, Vida. Socializar fotografias dos trabalhos realizados na escola, dos pontos turísticos da cidade, dos alunos; publicar textos meus e de terceiros com as devidas credenciais dos autores e autoras.  

Sou professor da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia, Licenciado em Geografia, Técnico Contábil e com experiência em vendas. Estou lotado na escola Estadual Centro Integrado de Educação do Conde-CIEC, no Município de Conde-BA. Nesta Unidade de Ensino de Grande porte, Atuei por 04 anos como vice-diretor e 08 anos Diretor geral. Leciono as disciplinas Sociologia, Geografia e Filosofia para classes do Ensino Médio Regular.

Preocupo-me muito com o planeta, com o meio ambiente, com o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente por residir em uma cidade que possui um rico patrimônio natural (rios, lagoas, cachoeiras, praias – Sítio do Conde, Barra do Itariri, Siribinha, Poças, dos Aristas-). 

Em 2010 realizei o 1º Seminário sobre o Aquecimento Global, com a participação de pais, alunos, professores, comunidade, representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento-EMBASA, Projeto TAMAR, Secretarias municipais de Educação, Turismo, Agricultura. Durante o Seminário, discutimos os problemas ambientais do Município, os efeitos das queimadas para o meio ambiente local e global, o aterro sanitário municipal, poluição do rio Itapicuru, a seleção do lixo; palestra sobre a Carta da Terra; Apresentações de dança; apresentação do filme “Uma Verdade Inconveniente”, entre outras atrações e discussões. No final, todos se comprometeram a reduzir  a poluição da cidade, fazendo cada um sua parte para a melhoria do planeta.

Espero contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta e para informar e conscientizar as pessoas da necessidade de preservar e utilizar com sabedoria os recursos naturais disponíveis.

Desejo deixar um planeta melhor para meus filhos e netos. Jamais podemos deixar de entender que moramos em um “condomínio” chamado TERRA e que ele precisa de cuidados, solidariedade, respeito, atenção e união para continuar servindo a todos.

Convido você para juntar-se na luta pela preservação do planeta terra, de sua natureza e das pessoas, da fauna e da flora, rios e mares que compõem o planeta azul.

Bem-vindo, bem-vinda.

Wellington Souza

Foto: Praia de Poças. Conde-BA, outubro 2012. Fotógrafo: Wellington Souza, acervo pessoal.