sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Fé, Alegria, Axé, Paz



LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA IGREJA DO BONFIM

                                                       Conde, BA, 17 de janeiro de 2013





Condenses e turistas participaram da Lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, situada no Centro da cidade. Seguem um ritual de devoção. Sempre na quinta-feira de janeiro que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, quem tem fé participa e acompanha o cortejo. Este ano, não foi diferente.


O cortejo iniciou da entrada da cidade até o Centro com centenas de pessoas acompanhando a “procissão”, entre elas, pais de Santo, filhas de Santo, mulheres em trajes de Baiana, padres do Município, católicos e transeuntes rumo à praça principal da cidade, cantando, orando, ovacionando, demonstrando fé e dedicação.


A festa teve a participação de alunos da rede municipal de ensino que fizeram apresentações com trajes indígenas, apresentação de grupo de percussão, etc. Dois carros pipas foram contratados para dar banho na galera que dançou ao som das bandas Motumbá e Click@aki, trazendo mais alegria em shows após a festa religiosa.


Marcaram presença a Prefeita da cidade, Marly Leal, Sr. Paulo Madeirol, marido da prefeita e Secretário da Administração; Sr. Edmir Lima, Vice-prefeito; Secretário de Turismo, Sr. Anísio Almeida; Sr. Cláudio Teles, Secretário de Agricultura; Senhora Neide Lins, Secretária de Assistência Social; Secretária de Educação, Sra. Edmia Mendes;  Margareth Aparecida, Vereadora, entre outras autoridades representadas.


Na festa profana, muitos ambulantes vendendo cerveja, refrigerantes, água, comida, etc. A diversão varou a madrugada numa demonstração de alegria, fé, sincretismo, democracia religiosa e paz.

Abaixo *registro do evento.

Axé!

Wellington Souza
lettinho@gmail.com








 



























 
 

                                                                                                 




 *Crédito: Fotos: Wellington Souza